Por que usar Linux?
Hoje em dia é comum ouvir a pergunta: “-Qual Windows você usa?”. Isso se deve ao fato de a maioria das pessoas já terem o costume de utilizar o tão famoso sistema operacional da Microsoft, algumas vezes sem nem mesmo saber da existência de outros. Mas curioso mesmo é o fato de a grande maioria dos que conhecem darem preferência ao software pago da Microsoft ao invés de experimentarem o gratuito Linux.
Mas será que o investimento realmente compensa e a qualidade do software ultrapassa tanto o Linux de forma que seja difícil encontrar alguém que o utilize? Talvez a resposta para isso se deva ao fato da falta de conhecimento da qualidade dos essenciais “pacotes de escritório”¹ oferecido pelo sistema Linux, que não oferece suporte para o “Microsoft Office” do Windows.
Para se ter uma melhor idéia, vamos relacionar as vantagens de optar pelo Linux em relação ao Windows da Microsoft.
Embora seja encontrado no computador de muito menos usuários, o Linux eventualmente vem ganhando seu espaço, já que a diferença entre esses dois sistemas é basicamente bem pequena. Vamos então destacar os pontos onde o pingüim (mascote e símbolo do Linux) mostra sua força:
Primeiramente quando se fala em Linux o que vem em mente é o seu custo de licença, que é zero, permitindo ao usuário instalar o programa em quantos computadores desejar. Enquanto o oferecido pela Microsoft em sua última versão (Windows 8) chega a custar exorbitantes R$ 500,00.
Em se tratando de segurança o Linux também tem a vantagem de não executar vírus de computador tão facilmente como no Windows, diminuindo consideravelmente problemas comumente encontrados na internet ou em mídias removíveis conectadas ao computador.
O LibreOffice² possui uma variedade de programas de qualidade semelhante aos do Microsoft