Por que Kant afirma que o problema fundamental na CRP é a resposta à pergunta “Como são possíveis os juízos sintéticos a priori”? Explique.
O objetivo de Kant com a Crítica da Razão Pura é solucionar um problema que ele via não solucionado nem pelos racionalistas nem pelos empiristas de sua época.
A crítica de Kant aos racionalistas se dá pelo modelo metodológico empregado pelos mesmos, que, sendo baseado nas ciências formais, (matemática física, etc), tenta aplicar através de tal modelo o argumento filosófico. Para os racionalistas a única forma de se alcançar a verdade é através da razão, e na filosofia o conhecimento seria alcançado através da razão e intuição. Kant nomeia esse tipo de conhecimento como juízo analítico a priori, tendo como características: não depender de experiências para poder ser conhecido; ser universal; e ser necessário; não amplia o conhecimento.
Para Kant, essa última característica é um problema, porque segundo ele, a matemática e a física ampliam nosso conhecimento de mundo. Sua crítica aos racionalistas é que, se tudo que a razão nos fornece são juízos analíticos a priori, então a razão não pode fundamentar ciência alguma.
Sobre os empiristas, Kant disse que eles defendiam que nossa única fonte de conhecimento é através de experiências empíricas. Kant nomeou tal tipo de conhecimento como juízos sintéticos a posteriori. Tal conhecimento têm as seguintes características: não tem valor universal e nem necessário; ampliam nosso conhecimento do mundo.
Para Kant a primeira característica é um problema, porque, novamente, o conhecimento de leis físicas e da matemática precisam ser necessários e universais.
Para Kant, nem o racionalismo nem o empirismo eram capazes de fundamentar o conhecimento, ou seja, o conhecimento não pode ser fundamentado nem no juízo analítico a priori e nem no sintético a posteriori, sendo então necessária uma terceira via, tal via ele chamou de juízo sintético a priori. As características desse