Por que almocei meu pai?
Ciências Sociais Noturno
Resenha do livro: Por que almocei meu pai (Roy Lewis)
Por que almocei meu pai é um livro fantástico que nos faz refletir a respeito de como devemos lutar por nossos desejos, e como estes anseios podem se tornar ao mesmo tempo proveitosos e perigosos. Edward, grande sonhador, busca sempre ampliar os limites dos chamados homens-macacos, não se prendendo a costumes e tradições defendidas por seu irmão Vanya, que abomina o progresso.
Junto com seus filhos, Edward se aventura em vários momentos, e descobre sempre algo novo que possibilitaria o bem estar de sua família, e de gerações futuras, tanto da mesma horda dele quanto à de hordas diferentes, o que irrita seus filhos Oswald e Ernest, que são contra a proliferação dos segredos acerca dos progressos que a família havia obtido com o passar dos anos.
Dentre esses progressos está a dominação do fogo por parte do homem, o que era inédito no tempo. Isso fez com que a família de Edward se tornasse diferenciada das demais.Graças a essa descoberta, a defesa da família, e de seus bens, de possíveis hordas inimigas, ou animais selvagens se tornou mais fácil, pois tanto bichos, como outros homens-macacos, tinham medo do fogo, pois a pele se machucava com o contato.
Conforme dito, Edward era a favor da divulgação das descobertas, e ambicionava sempre descobrir, sem nunca se acomodar com o que havia aparecido de novo até então. A busca por novos inventos faria com que eles se tornassem avançados para a época, o que para todos seria ótimo. Edward sempre queria algo novo, e apoiava seus filhos em todos seus empreendimentos, inclusive incentivava-os a sempre estarem prontos para criar.
Temendo que o pai fosse a frente com a idéia de divulgar as descobertas feitas por ele e os irmãos, Ernest e Oswald, com o auxílio da esposa de Ernest, tramam matar seu pai, fazendo com que este vá viver no mundo dos sonhos, o que seria o melhor para ele, que já alcançara idade