Populismo no Brasil
Um Governo Populista é o tipo de governo que o presidente é adorado pelo seu carisma e pelas suas ações governamentais. O líder populista é adorado principalmente pela população de baixa renda. A principal característica dos Governos Populistas era a expansão da indústria e da economia capitalista.
Com a criação da CLT (Codigos de Leis Trabalhistas), a jornada de trabalho foi diminuída e a população não poderia receber um salário menor que o permitido pelo governo, o Salário Mínimo.
1945 –Queremismo: No decorrer da campanha eleitoral, Getúlio Vargas fazia um jogo duplo. Apoiava, aparentemente, o general Dutra. Mas, às escondidas, estimulava um movimento popular que pedia sua permanência no poder, era o queremismo, palavra derivada dos gritos populares "Queremos Getúlio". O queremismo era impulsionado pelo PTB e pelo PCB. Mas nada disso impediu as eleições e a posse do general Dutra.
Governo Getúlio Vargas (1951-1954)O partido trabalhista foi o responsável pelo apoio e maciça votação recebida por Getúlio Vargas como candidato à Presidência, graças à sua política paternalista para com o trabalhador brasileiro.Destacaram-se nesse período:a) medidas de nacionalização;b) medidas de proteção à indústria;
c) Criação da Petrobrás;d) Desenvolvimento econômico.
Governo Gaspar Dutra (1946-1951)Logo ao inicio do ano de 1946, Assembléia Constituinte foi convocada para promulgar meses depois em 18 de Setembro de 1946 a nova constituição que tinha essas importantes mudanças:o Princípios básicos do Estado;o Direito de Voto;o Direitos Trabalhistas;o Direitos do Cidadão.
Governo Juscelino Kubistchek (1956-1960)O Governo Juscelino Kubistchek foi marcado por transformações de grande alcance, sobretudo na área econômica, estabeleceu-se um plano de metas, 31 metas, sendo energia, transporte, alimentação, educação e construção da nova capital, esta considerada a mais importante.Essa política