POPULAÇÕES CAIÇARAS DA RESERVA ECOLÓGICA DA JUATINGA E O ATUAL PROCESSO DE RECATEGORIZAÇÃO: AUTONOMIA E GESTÃO DO TERRITÓRIO
1334 palavras
6 páginas
POPULAÇÕES CAIÇARAS DA RESERVA ECOLÓGICA DAJUATINGA E O ATUAL PROCESSO DE RECATEGORIZAÇÃO:
AUTONOMIA E GESTÃO DO TERRITÓRIO
Marcos Vinicius Martins Pereira1, Lara Angelo Oliveira2, Carolina Souza Sulis 3, Tadzia
Maya 4, Raiza Mota 5
1
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rua Maceió, 72, Centro, Mesquita, 26.553-350, Rio de
Janeiro, RJ, Email: vini.martinspereira@gmail.com,
2
Universidade Federal do Rio de Janeiro,
3
Universidade Federal Fluminense, 4 Universidade Federal do Rio de Janeiro, 5 Universidade Federal do
Rio de Janeiro.
Introdução
O sul do estado do Rio de Janeiro abriga um importante remanescente do domínio Mata
Atlântica do país, entre as duas megalópoles São Paulo e Rio de Janeiro. Além das extensas porções de Mata Atlântica conservadas e um grande número de espécies endêmicas, essa região conta com a presença de populações humanas de excepcional riqueza cultural, sobretudo, a caiçara. Assim, as unidades de conservação que integram o Mosaico da Bocaina em Paraty visam não apenas preservar a natureza, mas também atender as diversas populações tradicionais presentes.
O Projeto de Extensão Universitária “Raízes e Frutos”, vinculado ao Departamento de
Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atua desde 2005 com a população caiçara da Reserva Ecológica da Juatinga (REJ), que vive na área costeira do município de Paraty, Estado do Rio de Janeiro. O projeto baseia-se no conceito de vivência junto às comunidades caiçaras.
Segundo Diegues (1994), a população caiçara tem como característica uma cultura baseada em saberes, visões de mundo e um modo de vida intensamente interligada à natureza local e sua conservação. Já há alguns anos, a especulação imobiliária, os conflitos ambientais, o turismo desenfreado, além dos valores culturais urbanos, vêm provocando mudanças neste modo de vida, enfraquecendo a relação dessas comunidades com seu território.
A comunidade da Praia Grande da Cajaíba,