População
RECUPERAÇÃO - JULHO 2013
QUESTÃO 01
Fome Zero
No Brasil, estima-se que cerca de 11,5 milhões de famílias não saibam se terão o que comer ao longo do dia. E muitas delas não terão.
A concentração da riqueza, que agrava a situação de pobreza da maior parte da população, é um fator de grande importância para o problema da fome.
Além da concentração de renda, nas mãos de poucos, também há no Brasil uma enorme concentração de terras, resultado da forma de ocupação realizada desde a colonização do país pelos europeus. Esse é um, entre outros fatores, que dificulta o desenvolvimento dos cultivos de auto-sustento e contribui para que as famílias de trabalhadores abandonem o campo e migrem para as cidades em busca de emprego.
Nas cidades, os migrantes enfrentam dificuldades para conseguir emprego. Os poucos anos de estudo diminuem suas chances.
Desde o início de 2003, o Governo Federal iniciou um ambicioso programa de combate à fome denominado Fome Zero. Por meio desse programa, o governo pretende diminuir a parcela da população que é privada do direito de se alimentar.
Para coordenar o projeto e alcançar o objetivo do programa, o governo criou o
Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Além disso, destinou recursos que são repassados às famílias carentes, desde que elas cumpram algumas exigências, como manter filhos na escola e levá-los a um posto de saúde regularmente para acompanhamento médico. (Geografia nos dias de hoje)
a) Segundo o texto, quais são as razões da fome no Brasil?
b) Qual é o objetivo do programa Fome zero? O que as famílias devem cumprir para conseguir o benefício?
QUESTÃO 02 - São os três primeiros grupos étnicos que compuseram a população brasileira na época da colonização:
a) Espanhóis, africanos e índios.
b) Africanos, índios e portugueses.
c) Portugueses, asiáticos e africanos.
d) Índios, africanos e asiáticos.
QUESTÃO 03 – Numa região ocorre o aumento da