população
Crescimento Vertical
Obtido pela diferença entre a taxa de natalidade (TN) e de mortalidade ™, o crescimento vertical é comumente chamado de crescimento vegetativo (CV) ou natural (CV=TN-TM). Em geral, pode ser expresso para indicar a taxa de crescimento vertical para cada grupo de mil habitantes. Para que se alcance maior precisão, normalmente é calculado utilizando-se dados de uma década.
Crescimento Horizontal
O movimento horizontal se refere às migrações ou fluxos migratórios externos (internacionais), ou seja, deslocamentos em que as pessoas mudam de países definitivamente ou por um longo período de tempo.
Migrações Internas
Apesar de não influenciarem o saldo migratório, os deslocamentos populacionais internos (intranacionais), realizados no interior dos países, são muito importantes para a compreensão das dinâmicas populacionais.
Podem ser classificados em:
Nomadismo: tipo de migração constante praticado por indivíduos sem residência fixa, ou que praticam atividades (o pastoreio por exemplo) em função das quais necessitam se deslocar permanentemente em busca de áreas que permitam melhores condições de subsistência.
Fluxos Sazonais ou Transumância:é um movimento migratório periódico e necessariamente reversível determinado pelo clima (mudanças das estações ou secas temporárias), em função das safras agrícolas (em, geral, grandes fluxos de trabalhadores são atraídos para estas áreas em que se instalam por vários meses, retornando a suas regiões ao fim do período).
Migrações Pendulares: nome conferido ao movimento diário ou semanal dentro das grandes metrópoles ou entre localidades vizinhas, realizado por pessoas que residem em um município e trabalham em outro.
Êxodo Rural: é o nome do deslocamento realizado por indivíduos que abandonam as áreas rurais em direção aos centros urbanos, devido à busca por melhores condições de trabalho e de vida.
Crescimento Demográfico: a soma dos índices de crescimento vegetativo