ETICA
PERIODO: 10. (2012.2)
CURSO: CST EM GESTÃO COMERCIAL
DISCIPLINA : DIREITO APLICADO A GESTÃO
ALUNOS:
FÉLIX DE ASSIS CARNEIRO NETO
SUZANE DE SOUZA CONCEIÇÃO NASCIMENTO
LUIZ CARLOS PIMENTEL DE LIMA
TATIANA SOUSA PINHEIRO
TEMA TRANSVERSAL: ÉTICA
QUESTÃO PRINCIPAL DO TRABALHO INTERDISCIPLINAR:
“O GESTOR COMERCIAL PODE ENCONTRAR SOLUÇÕES PARA UM
MERCADO EMPRESARIAL MAIS ÉTICO, OBSERVANDO AS NORMAS
JURÍDICAS E O CÓDIGO DE ÉTICA CORPORATIVA”.
O mercado da informalidade no varejo já tomou conta do nosso País, com um crescimento desordenado que fugiu totalmente do controle, e com isto a ilegalidade caminha junto. As empresas batendo de frente com esta concorrência desleal, quando na verdade a carga tributária cada vez mais alta e o mercado informal só aumentando.
Com o reconhecimento e crescimento, as empresas e pessoas devem focar na economia, para não dar passos errados aos seus objetivos, procurando sempre usufruir da ética e esperando seu real momento para alcançar o caminho do desenvolvimento e estabilidade. Muitas vezes procuramos em uma pessoa uma única qualidade ( ética ), e essa é a mais difícil começando pelos governantes, que era para ser um exemplo para todos , mais é o contrario, fica procurando brechas nas leis e normas para passar por desapercebido.
Os princípios legais que são estabelecidos nas leis, no Código penal, Código Civil e na
Constituição Federal. O grande problema e que a maioria das empresas acham que pode fazer o que quiser, quando na verdade não deveria ser assim, pelo outro lado a indignação dos empresários em sustentar na sua empresa com uma carga tributária que beira os 40%, e quando a informalidade trabalha na porta de sua empresa sem pagar nada e vendendo muito mais barato, passando por cima de todos os princípios éticos e da legalidade, e ninguém toma providência de caos que aflora a informalidade no varejo no Brasil.
Através da ética deve-se interagir e buscar