População Brasileira
Miscigenação- mistura de etnias (brancos, negros e indígenas)
Sincretismo cultural: maioria dos europeus
Aumento de tamanho do setor terciário. 1 e 2 está em queda devido mecanização.
Fluxos migratórios mundiais:
Sul-Norte: países subdesenvolvidos para países desenvolvidos, em busca de melhores condições de vida. Ex: América Latina para EUA
Sul-Sul: saí de países subdesenvolvidos e vai para países emergentes, em busca de melhores condições de vida. Ex: Paraguai-Bolívia
Fluxos Migratórios do Brasil:
italianos: foram substituir mão de obra escrava em SP e RJ e pelo Tratado de Madri (Sul) japoneses: trabalhar na agricultura (SP e Paraná)
Em 1964, Getulio Vargas criou a lei de restrição de imigrações, para utilizar a mão de obra nordestina. Ele queria barrar os italianos, pois eles eram escolaralizados e começaram a fazer prostestos contra o governo.
Modelos de migração:
Êxodo rural: é a saída do campo para a cidade. Motivos: concentração de terras, mecanização e baixos salários.
Pendulares: pessoas que vivem em uma cidade e estudam/trabalham em outra.
Sazonais: são migrações temporárias. Motivos: climático e econômico.
Ampliação de fronteira agrícola: aumento do desmatamento para aumentar a área agrícola. Arco do desmatamento: sudeste da Amazônia, área que mais sofre o desmatamento (ciclio de destruição: madeira, pecuária e soja.
Crescimento das cidades médias: sai das metrópoles para cidades média. Motivos: infraestrutura sobrecarregada e guerra fiscal.
Migrações no Brasil: Nordeste para Interior-contrução de Brasília e mineração, ou para Sudeste: industrilização ou para Amazônia- extração do látex.
Sul para o Centro Oeste – expansão da Fronteira Agrícola
Sul para o Paraguai (brasiguaios)
Urbanização- crescimento da população urbana, superior a população rural.
Revolução Neolítica- antes o homem era nômade, e com a revolução neolítica, foi descoberta a agricultura, e assim eles se tornaram