Populaçao
POPULAÇÃO BRASILEIRA, PRINCIPAIS FLUXOS MIGRATÓRIOS NO BRASIL E PROCESSO DE URBANIZAÇÃO BRASILEIRA
JOÃO PESSOA
2014
Sumário
CAPA 1
SUMÁRIO 2
POPULAÇÃO BRASILEIRA 3
PRINCIPAIS FLUXOS MIGRATÓRIOS NO BRASIL 6
PROCESSO DE URBANIZAÇÃO BRASILEIRA 8
CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
POPULAÇÃO BRASILEIRA
A população brasileira está distribuída em um extenso território, com 8,5 milhões de quilômetros quadrados. Com isso, a população relativa é modesta, com cerca de 22,4 habitantes/km². O dado apresentado classifica o país como pouco povoado, apesar de ser populoso diante do número da população absoluta.
A população total do Brasil é de 198,7 milhões de habitantes de acordo com o Censo Demográfico de 2012, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O Brasil ocupa o quinto lugar dentre os mais populosos, perdendo somente pela China (1,4 bilhão), Índia (1,3 bilhão), Estados Unidos (313,9 milhões) e Indonésia (246,9 milhões).
A população brasileira está irregularmente distribuída no território, pois tem regiões densamente povoadas e outras com baixa densidade demográfica. Hoje ela estabelece forma concentrada na Região Sudeste, com 42% do número total de pessoas; em segundo lugar fica a região Nordeste, com 27%; em terceiro fica a região Sul, com 14%; em quarto, a região norte, com 8%, e, por último, o centro-oeste, com 7%. Com isso fica bastante evidente a má distribuição da população quando alguns dados populacionais de regiões ou estados são analisados. O estado mais populoso é São Paulo, com mais de 41 milhões de habitantes, seguido por Minas Gerais, que conta com quase 20 milhões e, em terceiro lugar, o Rio de Janeiro, com 16 milhões. O estado que possui o menor número de pessoas é Roraima, com menos de 500 mil. Entre os municípios, a liderança fica com a cidade de São Paulo, com quase 12 milhões, e a