POP COLESTEROL
PRINCÍPIO DO TESTE
O colesterol total é determinado de acordo com as seguintes reações:
Colesterol
Ésteres de colesterol Colesterol + Ácidos graxos Esterase
Colesterol
Colesterol + O2 Colest-4-enona + H2O2 Oxidase Peroxidase
2H2O2 + Fenol + 4-Aminoantipirina Antipirilquinonimina + 4H2O
A intensidade da cor vermelha formada é diretamente proporcional à concentração de colesterol na amostra.
OBJETIVOS
Quantificar colesterol total em amostras de soro.
INDICAÇÕES MÉDICAS DO EXAME
Taxas elevadas de colesterol têm sido associadas à incidência de infarto agudo do miocárdio (IAM) e de acidente vascular cerebral (AVC), tornando-o o grande vilão, embora não somente o único, das doenças cardiovasculares.
Além disso, torna-se mais necessário a dosagem dos colesteróis totais juntamente com as chamadas gorduras plasmáticas, mesmo na infância para diagnosticar a possibilidade de hipercolesterolemia congênita, pois esta é muitas vezes silenciosa.
SIGNIFICADO CLÍNICO
Os valores elevados do colesterol, principalmente o colesterol ligado às lipoproteínas de baixa densidade, são um dos mais importantes fatores de risco para o desenvolvimento da doença arterial coronariana. O National Cholesterol Education Program (NCEP) recomenda que os sistemas de medição do colesterol apresentem características de desempenho capazes de atingir os requisitos de exatidão e precisão necessários para que os resultados tenham utilidade médica.
A determinação do colesterol total faz parte do perfil lipídico do sangue, ao lado das determinações de triglicérides, lipoproteínas e colesterol ligado às lipoproteínas de densidade muito baixa (VLDL), densidade baixa (LDL) e alta densidade (HDL). Atualmente a determinação isolada do colesterol total possui pouca utilidade clínica, uma vez que, no diagnóstico das doenças coronarianas e cardiocirculatórias, o perfil lipídico completo estabelece as condições de risco do paciente. Portanto, a