Pontuação
Além de pausa na fala e entonação da voz, os sinais de pontuação reproduzem, na escrita, nossas emoções, intenções e anseios.
VÍRGULA
Assinala uma pequena pausa.
Usa-se entre os termos da oração: * Separando elementos da mesma função sintática, normalmente assindéticos: Os livros, os cadernos, os lápis e as borrachas estão sobre a mesa. * Assinalando a supressão do verbo: No céu, as estrelas. * Separando adjuntos adverbiais antecipados, isto é, colocados antes do verbo: Neste momento, o pelotão se pôs em fuga. * Separando o aposto explicativo: Jorge Amado, autor de Jubiabá, é um excelente romancista. * Separando o vocativo: Não toque nesses doces, menino! * Separando datas de localidades: São Paulo, 23 de outubro de 1992. * Separando expressões de caráter explicativo como: por exemplo, ou seja, isto é, etc. * Separando uma conjunção colocada no meio da oração: Ela virá. Não se sabe, contudo, quando. * Separando objetos pleonásticos: O relógio, guarda-o no bolso do colete.
Não se usa a vírgula: * Entre sujeito e predicado; * Entre verbo e seus complementos; * Entre um nome e seus adjuntos e complementos nominais; * Entre a oração principal e a subordinada substantiva (que não seja apositiva).
PONTO E VÍRGULA
Usado para: * Separar itens enumerados: * A Matemática se divide em: geometria; álgebra; trigonometria; financeira. * Separar um período que já se encontra dividido por vírgulas: Ele não disse nada, apenas olhou ao longe, sentou por cima da grama; queria ficar sozinho com seu cão.
PONTO * Assinala o final de uma frase, uma pausa um pouco mais demorada de voz, devendo os períodos seguintes permanecer à mesma linha de pensamento.
PONTO FINAL * O ponto final é utilizado basicamente para indicar o término de uma frase declarativa.
PONTO DE INTERROGAÇÃO * É o sinal que indica o