Pontuaçao e crase
Cleide Back
Jouselene Terezinha Poffo
Seila Pereira Patrício
Prof: Deise Bilinski
Faculdade Metropolitana de Rio do Sul - FAMESUL Bacharelado em Administração Finanças (FIN 11) – Comunicação e Expressão
19/05/11
1 INTRODUÇÃO
No presente trabalho abordaremos dois termos: pontuação e crase. Apresentaremos suas definições e utilizações. De acordo com o site wikipédia: pontuação é o recurso que permite expressar na língua escrita um espectro de matizes rítmicas e melódicas características da língua falada pelo uso de um conjunto sistematizado de sinais gráficos e não gráficos. No site brazilianportugues Júlio Ribeiro disse “Pontuação é a arte de dividir, por meio de sinais gráficos, as partes do discurso que não têm entre si ligação íntima, e de mostrar do modo mais claro as relações que existem entre essas partes. Segundo o site wikipedia: Crase é um dos metaplasmos por supressão dos fonemas a que as palavras podem estar sujeitas à medida que uma língua evolui. Neste caso, há a fusão de dois fonemas vocálicos idênticos e seguidos em um só. Afirma Oliveira (2008,p.99) “A palavra crase vem do grego Krâsis e significa ‘mistura’. Indica contração ou fusão de dois sons vocálicos semelhantes em uma só.”
2 PONTUAÇÃO
2.1 VÍRGULA
De acordo com o site juliobattisti: a vírgula é usada nos seguintes casos: • Para separar o nome de localidade das datas. Recife, 28 de junho de 2005. Vitória, 10 de janeiro de 2003.
• Para separar aposto. Brasil, país do futebol, é um grande centro de formação de jogadores. Vitória, capital do Espírito Santo, é uma ilha que tem belas praias.
• Para separar expressões explicativas ou retificativas, tais como: isto é, aliás, além, Por exemplo, além disso, então. O nosso sistema precisa de proteção, isto é, de um bom antivírus. Além disso, precisamos de um bom firewall.