Pontos Turísticos dos Países Baixos
Vincent van Gogh foi um pintor holandês pós-impressionista do século XIX. Seus trabalhos tiveram grande influência na arte do século XX. Durante sua vida, ele teve pouco reconhecimento. Ele vendeu apenas uma obra. Hoje, o Museu Van Gogh atrai cerca de 1 milhão e meio de visitantes por ano.
Vida e obra de Vincent van Gogh:
Nenhum outro lugar do mundo tem tantas pinturas de Vincent van Gogh em um só lugar. A coleção consiste em mais de 200 telas, 500 ilustrações e 750 documentos escritos. Juntos, eles permitem entender a vida e obra desse artista.
As obras-primas do Museu Van Gogh são:
• os autorretratos de Van Gogh,
• Os Girassóis,
• Os Comedores de Batatas,
• O Quarto em Arles.
•
Além das obras de Vincent van Gogh, o museu possui uma coleção sobre a história do pintor e com obras de artistas com que ele conviveu ou que ele influenciou. Rijksmuseum
O Rijksmuseum é um museu nacional dos Países Baixos, localizada em Amsterdam na Praça do museu. O Rijksmuseum é dedicado à artes e história. Ele tem uma larga coleção de pinturas da idade de ouro neerlandesa e uma substancial coleção de arte asiática.
O museu foi fundado em 1800 na cidade da Haia para exibir a coleção do primeiro-ministro. Foi inspirado no exemplo francês. Pelos neerlandeses ficou conhecida como Galeria de Arte. Em 1808 o museu mudou-se para Amsterdã pelas ordens do rei Louis Napoleón, irmão de Napoleão Bonaparte. As pinturas daquela cidade, como A Ronda Nocturna de Rembrandt, tornaram-se parte da coleção.
Em 1885 o museu mudou-se para sua localização atual, construído pelo arquiteto neerlandês Pierre Cuypers. Ele combinou elementos góticos e renascentistas. O museu tem um posição proeminente na Praça do Museu, próximo ao Museu van Gogh e ao Museu Stedelijk. A construção é ricamente decorada com referências da história da arte neerlandesa. A Ronda Nocturna de Rembrandt tem seu próprio corredor no museu desde 1906. Desde 2003 o museu sofreu restaurações, mas as obras-primas