pontos positivos da engenharia civil para sociedade
“Um espectro ronda a Europa – o espectro do comunismo”
Karl Marx: 1818-1893 – Prússia, Thier.
Muito contraditório, até por conta da extensão de sua obra: nem sempre disse as mesmas coisas.
Difícil de definir seu campo: sociólogo, economista e as duas coisas juntas.
Diversidade de períodos da própria obra:
1. Período de juventude: 1841 e 1847-1848.
Principais obras: - Introdução á crítica da filosofia do direito de Hegel; Ensaio sobre a questão judaica; A sagrada família; Miséria da filosofia; A ideologia alemã (1845 – obra de ruptura com a primeira fase).
2. Sociologia economista:
1859 – Contribuição à crítica da economia política; O Capital (1859 – primeiro volume); O manifesto comunista (1848); As lutas de classe na França (1848-1850); O 18 de brumário de Napoleão Bonaparte (1851-1852).
A análise que segue baseia-se predominantemente no Manifesto comunista, mas incorpora extratos de outras obras e tem como pano de fundo a abordagem de Raymond Aron.
Questão central do Manifesto é a luta de classes.
Mas eu sempre inicio pela questão do materialismo histórico dialético.
Marx chama a atenção para a importância das condições materiais sobre a vida dos indivíduos. Para sobreviver, tanto homens quanto animais precisam assegurar suas condições de sobrevivência, precisam manipular a natureza e construir abrigos, bem como garantir a sobrevivência alimentícia.
Mas, na natureza, estes recursos estão igualmente ao acesso de todos, a sobrevivência depende das habilidades dos mais fortes. Já na sociedade, em especial, na sociedade capitalista, estes recursos encontram-se distribuídos de maneira desigual, assim como o acesso aos meios de produção.
Assim, na produção social da própria vida os homens precisam entrar em relações determinadas e independentes de sua vontade.
A economia é a base da sociedade em geral, é a infraestrutura, enquanto que as relações políticas,