pontos negativos e positivos do EAD
Pontos Positivos
Inclusão de pessoas com necessidades especiais.
As pessoas que por algum tipo de deficiência física ou mental não podem freqüentar instituições de ensino convencionais podem, através da EAD, ter acesso a todas as formas de educação formal e informal.
Democratização do acesso ao ensino.
Com o ensino à distância, as pessoas que moram isoladas, afastadas ou ainda aqueles que por algum motivo não podem se deslocar para os distantes locais das instituições de ensino (principalmente ensino superior), podem ter acesso às mesmas, uma vez que a tecnologia possibilita que o acesso ao ensino chegue praticamente a qualquer lugar.
Maior flexibilidade de horários para os alunos acessarem a educação.
A EAD possibilita que as pessoas que trabalham e por isso não podem freqüentar aulas presenciais nos horários convencionais tenham acesso a estas aulas através de aulas assíncronas ou síncronas em horários alternativos ou através da internet.
Facilidade de acesso a cursos de graduação e pós-graduação.
A EAD permite que pessoas participem de cursos de graduação e pós-graduação oferecidos por instituições de grande reputação acadêmica, sem sair das suas casas no Brasil.
Pontos Negativos
Dependência da tecnologia.
Os cursos fornecidos pela EAD são dependentes da tecnologia para que funcionem e eventuais problemas nos equipamentos comprometem muito as aulas, principalmente as aulas síncronas.
Dispersão física dos participantes.
Por na haver uma presença física do professor e dos alunos na sala de aula os alunos podem não prestar atenção na aula, não solucionar eventuais dúvidas, ou seja, pode não haver um 100% de aproveitamento da aula.
Necessidade de maior comprometimento do aluno.
Um curso fornecido pela EAD necessita de muita dedicação por parte do aluno, uma vez que geralmente são poucas aulas por semana e para compensar a falta de aulas o curso exige uma grande quantidade trabalhos