Ponto de Venda
5° Semestre de Publicidade Noturno
Elliza Lorenz
História
O PDV (ponto de venda) é o lugar onde o produto encontra-se exposto, compreende desde a vitrine até o balcão onde é realizado o fechamento da compra. Contudo o PDV, em toda sua história, nunca foi levado tão a sério como agora o que fazia com que a maior parte da verba se destinasse a mídias tradicionais. Pesquisas comprovam que 85% das decisões de compra são tomadas no PDV e que o tempo médio de compra no Brasil é de 77 minutos, muito maior que em outros países.
Além da grande variedade que o consumidor encontra no mercado, não é certo que comerciais e anúncios atinjam-no com tanta eficácia, mesmo criando desejo e anseio pelo consumo, o que muitas vezes é de curto prazo. Sendo assim, a cada dia que passa o PDV é mais valorizado ganhando maior espaço na verba de publicidade e, consequentemente, fazendo com que se renove em termos de criatividade e tecnologia para os diretores de arte.
Alguns exemplos de PDV mais recentes são os “Floorgraphics”, carrinhos de compras, “storeradios” (sistema de rádio exclusivo dentro dos estabelecimentos comerciais), e separadores de compras. Oferecendo uma gama maior para criação juntamente com os cartazes e panfletos. Desta forma, o mais importante atualmente se tratando de PDV é analisar o que já foi criado e inovar de forma mais objetiva e clara possível.
Alguns exemplos de PDV
Bandeirolas
Pense em bandeirolas como pequenos outdoors! Não podem ser repletos de informações, tornam-se necessárias áreas livres. As pessoas tem todo o tempo para ler o material, mas não estão dispostas, sua atenção não está voltada para isso, principalmente em um lugar com muitos produtos e atrativos. Portanto o ideal é ser direto, rápido e objetivo:
Usar poucas imagens, se usar mais que uma, recomenda-se intercalar imagens e textos;
É uma peça que permite ser usada mais de uma vez no mesmo local com baixo custo.
Abuse do tamanho do título;
O formato padrão