Ponto de equilibrio
Curva de demanda.
1. A curva de demanda mede a quantidade que os consumidores escolheriam consumir nos diferentes níveis de preço.
2. A curva de demanda é negativamente inclinada, pois quando o preço de um produto aumenta, a quantidade que os consumidores demandam diminui, ceteris paribus.
Exemplo
1. Se temos a demanda por um determinado bem dada pela equação, D= 80 – 20p.
2. Fica claro, que se D é quantidade demandada, e p o preço, quando este sobe, D tem que diminuir, permanecendo tudo o mais constante.
Curva de oferta.
1. A curva de oferta mede a quantidade de produto ou serviço, que os agentes econômicos estariam dispostos a fornecer nos diferentes níveis de preço.
2. A curva de oferta é positivamente inclinada, pois quando o preço de um determinado bem aumenta, os agentes desejam ofertar mais deste bem.
Exemplo
1. Tomando a oferta de um determinado produto dada pela equação; O = 40 + 20p. Onde “O” é a quantidade ofertada, e “P” o preço, fica evidente que quando P cresce, “O” tem de crescer,ceteris paribus.
Condições para o equilíbrio do mercado
1. Para o mercado de um bem entrar em equilíbrio é necessário que a quantidade que as firmas ofertam seja igual a quantidade que os consumidores demandem. Como também é condição necessária, que o preço que os consumidores estejam dispostos a pagar, seja igual ao preço que os ofertantes desejam vender este bem.
2. Graficamente, o ponto de equilíbrio é o ponto onde a curva de demanda intercepta a curva de oferta. Neste ponto, encontramos o preço e quantidade que equilibra o mercado.
Exemplo de equilíbrio de mercado.
1. Tomando tanto a equação de oferta como a de demanda apresentada nesta aula, temos que para encontrar o equilíbrio, D=O, isto é, algebricamente, temos; 80 – 20p = 40 + 20p, resolvendo para P temos P* = 1, substituindo P em qualquer uma das equações, temos Q*= 60.
2.
Equilíbrio