3776736062

1248 palavras 5 páginas
Passo3: A VW é uma das empresas pioneiras da indústria automotiva no Brasil. Instalada nos anos 1950, em São Bernardo do Campo, foi parte integrante do processo de desenvolvimento industrial do país, o que incluiu não só a produção de veículos propriamente dita, como também a atração de trabalhadores e a formação de uma poderosa classe trabalhadora metalúrgica, bem como um impulso ao fortalecimento do sindicato da categoria.

A ideia da Auto Visão Brasil foi introduzida em uma conjuntura de conflito entre a empresa e o sindicato em 2003, na qual estava em jogo o destino de 4000 trabalhadores considerados desnecessários pela VW no ABC e deixou a impressão de ser uma estratégia para enganar os trabalhadores, reduzir postos de trabalho e direitos. O anúncio do projeto Auto Visão foi inicialmente bem visto pelos sindicalistas brasileiros, e suas2vantagens, a partir da experiência alemã, foram destacadas pela empresa, inclusive com uma apresentação especial dos seus objetivos para o Presidente da República.

As palavras do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC demonstram otimismo com o projeto Auto Visão, tendo em vista as necessidades de buscar alternativas à crise econômica e de emprego da região do ABC. Sua compreensão da iniciativa em Wolfsburg revela preocupação com a questão do desemprego e identifica motivações diferentes na tentativa de implantar o processo no Brasil.
Nesta crise intitulada Auto Visão, a Volkswagen cometeu um grave erro, porque ela trouxe para o Brasil um projeto que eu acho muito bem sucedido na Alemanha, que partiu da seguinte filosofia: Wolfsburg é uma cidade onde se a Volkswagen fechar ela acaba. A cidade acaba sendo beneficiária e vítima do que ocorre com uma empresa desse porte. A empresa que chegou a ter 70 mil trabalhadores, de repente tem 50 mil.

O desemprego se tornava um problema, aí eles resolveram adotar um projeto que buscasse alternativas econômicas capazes de reduzir o desemprego. Então o eixo inicial não

Relacionados