ponto de equilibrio
Desenvolvimento
1.0 Ponto de Equilíbrio e Custos x Orçamento Empresarial
Segundo Toledo Murilo, ponto de equilíbrio significa o faturamento mínimo que a empresa tem que atingir para que não tenha prejuízo, mas que também não estará conquistando lucro neste ponto. O ponto de equilíbrio é considerado uma das mais importantes ferramentas da atualidade.
MARTINS (2003) faz a seguinte ilustração referente ao assunto:
No Ponto de Equilíbrio a empresa consegue saber todos seus custos fixos, variáveis até aquele determinado ponto.
O ponto de equilíbrio pode ser Contábil, Econômico e Financeiro:
Contábil: O Ponto de Equilíbrio Contábil é o mais tradicional para análises, pois os valores das receitas se igualam,é quando não gera nem lucro nem prejuízo contábil;
Econômico: É o que leva em consideração as despesas e receitas e acresce as correções monetárias, ao se deduzir os custos e despesas fixas, reconheça o lucro suficiente para remunerar o capital próprio da empresa em uma taxa satisfatória aos acionistas e compatível ao mercado.Resumindo tem que ter o retorno do capital investido.
Financeiro: Pode ser verificado financeiramente em quantidades de vendas ou prestação de serviços.
Martins (2000, p.278) descreve que dentro dos custos e despesas fixos registrados no período podem também estar incluídos custos e despesas que não representam saída de caixa, como é o caso da depreciação. Neste caso, os custos e despesas identificados como não desembolsáveis, isto é, que não representam saída de caixa devem ser excluídos para se determinar o ponto de equilíbrio financeiro.
1.1Limitações do ponto de equilíbrio Segundo Leone (2000, p.428) a análise de ponto de equilíbrio terá maior potencialidade se tomada a curtíssimo prazo, pois para prazo mais longos perderia muito de sua utilidade diante do fato de que, numa economia em que o valor da moeda sofre flutuações, os custos, as receitas e as despesas não são