Ponto de Equilibrio
Em geral, as empresas costumam utilizar algum método para calcular se a sua organização estão dando lucro, ou prejuízo, e outas vão mais além, calculam quanto de seu produto terá que ser vendido para pagar todas as despesas, e a partir dai sim, começar a ter algum lucro. Esse cálculo é chamado de ponto de equilíbrio, que nada mais é que o momento em que a empresa vendeu produtos suficientes para pagar todas as suas despesas.
Segundo Montana (2009), o ponto de equilíbrio é uma análise feita entre os custos fixos, custos variáveis e o preço do produto, e com essa relação pode-se determinar, qual é a quantia mínima de produtos que terá que vender para cobrir todas as despesas de sua empresa. Essa analise para o autor, também é muito importante para tomada de decisões, principalmente quando se trata de compra de novos equipamentos.
Esse cálculo é dado da seguinte forma:
QPE = CF / P – Cvu
QPE: Quantidade do Ponto de Equilíbrio
CF: Custo Fixo
P: Preço (un)
CVu: Custo Variável (un)
Custo Fixo: Seguindo pela mesma linha do autor Montana (2009), os custos fixos, são custos que independem da quantidade de produtos produzidos, o custo é o mesmo produzindo cinco unidades ou cem unidades, como por exemplo: Aluguel, seguro, etc. A seguir mostra-se uma imagem para melhor entendimento do custo fixo.
Perceba que o valor da operação segue em uma linha constante, independente do volume de atividade, que nesse caso é como o volume de produção de uma empresa, para uma produção baixa ou alta, o custo dessa operação é sempre o mesmo.
Custos Variáveis: Por outro lado temos os custos variáveis que são todos os custos relacionados diretamente com o produto, dessa forma, quanto mais a empresa produz, mais elevado o valor desse tipo de custeio. Temos como exemplo, a pintura aplicada em determinado produto, a matéria prima, as embalagens. E assim por diante.
Segue abaixo um gráfico para melhores esclarecimentos.
Essa imagem,