Pontif cia Universidade Cat lica de Minas Gerais
Faculdade Mineira de Direito
João Paulo Nascentes Ferreira
Trabalho sobre A Defesa de Sócrates, de Platão
Belo Horizonte
2015
Qual é a temática central da obra e como ela se estrutura? A obra se estrutura em um diálogo onde o Protagonista da história, Sócrates, busca fazer a sua defesa diante das acusações sofridas. Apesar de se estabelecer um diálogo, há uma predominância na fala do protagonista.
Quais as acusações feitas a Sócrates? Segundo Meleto ele seria o responsável por corromper os jovens, pois após observarem Sócrates questionando o saber dos membros da polis alguns jovens buscaram imitá-lo. Ele também foi acusado de difundir pensamentos pagãos, de não acreditar nos deuses atenienses.
Cite os argumentos centrais da defesa de Sócrates? Ao se defender Sócrates utiliza bastante da ironia e refuta a tese de seus adversários e no caso de Meleto, explicita a contradição em suas acusações. O filósofo alega estar apenas no exercício de sua atividade, filosofando. Entre os argumentos que se destacam está o que ele não estaria prejudicando ninguém com o exercício de sua atividade e que as acusações surgiriam de sentimentos de ódio, ciúmes e inveja por ele desmascarar aqueles que alegavam saber.
Sócrates foi apontado como o homem mais sábio de Atena. Qual conclusão de Sócrates sobre essa questão? Sócrates ao saber da o que oráculo transmitira, que ele era o homem mais sábio, procurou provar que o profeta estava errado, para isso recorreu aos homens que julgava serem os mais sábios e dotados. Após conversas e questionamentos ele chega a conclusão que de fato era o mais sábio uma vez que admitia a insignificância de seu conhecimento enquanto os outros buscavam afirmar sua “sabedoria”. Enfim, ele chega a conclusão de que era o mais sábio por saber o quão pouco sabia.
Cite uma das idéias de Sócrates que mais lhe chamou a atenção?Justifique sua resposta.
O que mais me chamou a atenção