pontes ecologicas
Escrito por Natasha Gilani | Traduzido por Philipe Oliveira
Aço é um dos mais comuns materiais usados em estruturas marble and steel image by Joe Houghton from Fotolia.com
O aço é um dos materiais mais abundantemente utilizados em estruturas, devido à sua resistência, o valor da sucata e facilidade de seu transporte. Ele é usado na fabricação de tubos (água, ar comprimido e na distribuição de gás), produtos de utilidades, estruturas de distribuição de combustíveis, sistemas de esgoto, estruturas de um pontão, e uma série de acessórios, como calços, grampos, cabeçotes, cabides, juntas de dilatação e âncoras. Estruturas de aço são suscetíveis a diversas intempéries naturais entre outros riscos que comprometerão sua integridade estrutural, segurança e durabilidade.
Outras pessoas estão lendo
Corrosão
O aço é suscetível à corrosão em ambientes ao ar livre. A corrosão é a destruição de um metal, devido à sua reação com o oxigênio atmosférico. A oxidação eletroquímica produz o óxido do metal, ou ferrugem. Estruturas de aço têm de ser protegidas de forma adequada através da aplicação de um isolante entre o elemento metálico e a atmosfera. Preparações da superfície garantem a proteção e prolongam a vida útil de uma estrutura feita de aço. Alguns tipos comuns de métodos de preparação de superfície do aço incluem o jateamento de abrasivos secos, jato de água, revestimentos de alcatrão e carvão, pintura e substituição do aço com ligas resistentes à corrosão, tais como ligas de titânio, ligas de níquel, ligas de alumínio e aço inoxidável. Esses e outros métodos de proteção à corrosão são normalmente caros, sendo restritos por limitações práticas, tais como: localização, acessibilidade e tempo.
Tratamento antichama
Elementos estruturais feitos de aço à prova de chamas requerem um tratamento caro. Embora os componentes de aço por si não sejam combustíveis, sua resistência se reduz em altas temperaturas como em incêndios ou quando