Ponteiros na linguagem c
Resumo - Este artigo tem a função de apresentar conceitos de ponteiros na linguagem C, que são variáveis que alocam endereços de memória de uma outra variável. No entanto tem uma utilização complexa, e seu mau uso pode comprometer o código fonte.
Abstract - This article serves to present concepts of Pointers in C language, which are variables that allocate memory address of another variable. However, it has a complex use, and it's misuse can compromise the source code.
INTRODUÇÃO
Ponteiros são ferramentas muito importantes e complicadas para a programação em C. São muito poderosos, possibilitando diversos recursos ao programador desde formular melhores estruturas de dados, como aproveitar mais os espaços de memória utilizados.
VARIÁVEIS
O conceito de ponteiros está diretamente relacionado às variáveis, fazendo-se necessário relembrar sua ideia principal.
Variáveis são locações de memória recuperáveis, as quais armazenam dados de diferentes características (tipos), dentre eles números inteiros, racionais, caracteres, para que sejam utilizadas em função do programa executado [1]. São definidas na forma de ‘tipo_da_var nome_da_var’, ao passo que pode-se estipular um valor na forma de ‘nome_da_var = valor’.
ENDEREÇOS DE MEMÓRIA
Superficialmente, entende-se por endereço de memória como uma forma do computador identificar uma parte da memória RAM que servirá como armazenamento de dados, dando lhe uma especificação (um endereço) [2]. Este recurso é utilizado pelo próprio computador à medida que, por exemplo, são designadas as variáveis no código-fonte.
OS PONTEIROS
A partir do conceito de variáveis, nota-se que quando se define uma variável, comumente chegará o momento de lhe dar um valor. Dessa forma, os Ponteiros são variáveis das quais os valores são Endereços de Memória, ou seja, seus valores são a locação de outra variável [3].
A utilização de