ponte gate
Fatos Históricos sobre a Ponte
A Ponte Golden Gate foi a ponte mais comprida durante 27 anos depois de ter sido concluída em 1937. É uma ponte suspensa ancorada pela gravidade. O vão principal de mais de 1.280 metros era o mais longo daquela época e manteve esse título por 29 anos.
Erguida entre duas torres elegantes, os dois principais cabos das pontes pesam 11.000 toneladas cada um, feitos de mais de 25.000 arames individuais. Além de segurar a estrada suspensa, os cabos também transferem compressão para as pontes, e para as âncoras das pontes em cada lado da construção.
Onde se localiza?
O Estreito de Golden Gate é uma garganta em uma cadeia de montanhas que foi cortada por um antigo rio que passava pelo que era, até
10.000 anos atrás, um vale seco. Isso foi quando o nível do mar era 100 metros mais baixo do que hoje. O derretimento do gelo causado pelo fim da última Era
Glacial elevou o nível do mar e as águas do oceano voltaram lentamente para a garganta do rio, formando a Baía de São Francisco. Atualmente, 60% da chuva e da neve que caem no Estado da Califórnia ainda escoam pelo Golden Gate.
Nas primeiras décadas do século XX, a engenharia civil fez consideráveis progressos em projetos e construções de pontes de vãos extensos. Uma grande ponte sobre o Gate, uma visão impossível antes dessa época, tornou-se uma possibilidade desafiadora. Apesar da oposição política, dos fundos escassos na Grande Depressão que começou em 1929 e dos imensos desafios físicos de se construir uma ponte cruzando a distância de um quilômetro e seiscentos metros de água, as pessoas de seis condados do norte da Califórnia votaram por financiar a Ponte Golden Gate.
Engenheiros e operários da construção com imaginação, coragem e determinação se uniram para projetar e construir o que até então era considerada “a ponte que não poderia ser construída”.
Joseph B. Strauss (Engenheiro)
Em 1921, o engenheiro Joseph B.