Poncia Vivêncio um contradiscursona comteporaneidade
336 palavras
2 páginas
1- Conceição Evaristo em seu romance ‘ Ponciá Vicêncio” proporciona ao leitor deleitar-se com uma narrativa não-linear onde passado e presente se cruzam tecendo um fio narrativo que se firma como literatura afro-brasileira.Tendo contato com a protagonista, Ponciá, estaremos adentrando em um universo onde a identidade se constrói a partir da ancestralidade presente na memória da afro-descendente . Toda identidade de Ponciá vai se firmando à medida em que lembramos de seu avô Vicêncio tornam-se mais vivas do que o próprio presente.
No decorrer da narrativa percebemos aspectos que evidenciam a jornada diária de mulheres afro-descentes. Somos convidados a penetrar no íntimo de uma mulher negra, vivenciando sua história desde a infância até a idade.
Aforte ligação e semelhança com o avó falecido ainda quando pequena, faz de Ponciá a memória viva de um passado que jamais esquecido. De Descendência africana, Ponciá assume em sua identidade traços de uma escravidão que visita o passado e assume as conseqüências de uma não visibilidade diante da sociedade.
2- Ao romper com o a cânone literário brasileiro Conceição ocupa um lugar que a muito vem sendo ocupado por escritores de cultura euroncêntrica, além de quebrar os pardigmas de uma sociedade patriarcal e machista , contrapondo-se ao discurso dominante.
De nacionalidade brasileira a autora transpõe a cartilha branqueadora e traz para a sua narrativa a história dos afro-brasileiros de forma lírica e introspecriva.
3- Citação p.33
De forma sutil Conceição faz de sua narrativa um instrumento de denuncia ao preconceito e a inferiozação do negro. Indo de encontro a ideologia dominante, que se apresenta como modelo de inteligência, bondade, e perfeição. Conceição utiliza do enredo para relatar a rejeição e exclusão do negro.
Ponciá Vencencio oportuniza à sociedade brasileira conhecer as constribuições africanas a partir de um outro prisma, não mais como algo folclórico ou inferiorizado .