Políticas setoriais
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
ELISÂNGELA HOLSBACH DA MOTA DIAS
politicas setoriais
Ponta Porã
2010
ELISÂNGELA HOLSBACH DA MOTA DIAS
políticas setoriais
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Politicas Sociaisl ll.
Orientador: Prof. Maria Angela Santini
Ponta Pora
2010
sumário
INTRODUÇÃO 01
DESENVOLVIMENTO 02
CONCLUSÃO 03
REFERÊNCIAS 04
INTRODUÇÃO
A política social é uma política contra a lógica do capital. Mas seus desenvolvimento e desdobramentos posteriores a tornaram uma política fundamental para a manutenção do sistema, principalmente pela função ideológica de legitimação do Estado. Uma política que nasceu das lutas das classes trabalhadoras e, de cujas reivindicações, o Estado se apropriou e transformou-as em medidas que, além de não atenderem à totalidade das necessidades de vida e trabalho daquela classe, passaram a contribuir diretamente com o capital privado lucrativo. O assistente social atua de forma ampla e conhecida nas políticas setoriais, uma vez que ela se entrelaça com as demais politicas se tornando uma grande responsabilidade no agir profissional do assistente.
2. DESENVOLVIMENTO
Para que se desse a Constituição de 1988 houve um grande processo de democratização no país, criou-se espaços de participação e decisão popular, ligações