Políticas Econômicas
Diego Batista
Edcarlos Oliveira de Souza
Gabriel Brito
Isis Kadishare de Oliveira Santana
ANÁLISE DAS POLÍTICAS ECONÔMICAS ADOTADAS NO PRIMEIRO MANDATO DO GOVERNO DILMA ROUSSEFF.
Salvador
2015
ANÁLISE DAS POLÍTICAS ECONÔMICAS ADOTADAS NO PRIMEIRO MANDATO DO GOVERNO DILMA ROUSSEFF.
Trabalho da disciplina de Análise Econômica e Mercado.
Professora: Karina Lima Oliveira
Salvador
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
ANÁLISE DAS POLÍTICAS ECONÔMICAS DO GOVERNO DILMA. 6
CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS 14
INTRODUÇÃO
Não podemos falar sobre políticas econômicas sem entender o que são e para que servem. Basicamente, as Políticas econômicas são um conjunto de ações tomadas pelo governo com o intuído de atingir determinados objetivos relacionadas com a situação econômica de um país. Dentro deste conceito, podemos destacar três instrumentos de políticas econômicas, a fiscal, a monetária e a cambial.
A política fiscal é o conjunto de decisões e ações relacionadas com as despesas e receitas dos governos federal, estadual e municipal, com o objetivo de guiar a economia através dos gastos do governo e impostos.
A política monetária é o conjunto de medidas objetivando controlar o volume de dinheiro circulante à disposição dos agentes econômicos e tem por objetivo guiar a economia através da oferta de moeda e taxa de juros.
A política cambial é o conjunto de ações e orientações com o intuito de equilibrar o funcionamento da economia através de alterações das taxas de câmbio e do controle das operações cambiais.
Mas como essas políticas econômicas influenciam a economia e a sociedade como um todo? Essas políticas podem ser utilizadas para controle da inflação e para o crescimento da economia, impactando em vários outros setores da sociedade.
Podemos exemplificar essa afirmativa mostrando que se o governo quiser controlar a inflação utilizando a política fiscal ele irá diminuir os gastos do governo