Políticas Destinadas aos Recursos Hídricos e Saneamento
Introdução
Os problemas ambientais reinantes no planeta é resultado da ação do homem, que polui o ar, o solo e as águas através da liberação de resíduos sólidos, queima de combustíveis fósseis, efluentes industrias, entre outros. O principal objetivo desse trabalho é realizar uma sistematização da literatura em dois conjuntos. No primeiro, busca levantar as questões principais dos problemas ambientais brasileiros, no segundo, é avaliar o conjunto das políticas públicas no âmbito federal, estadual e municipal que estão relacionados ao meio ambiente e principalmente aos Recursos Hídricos.
RESUMO - VISÃO GERAL DOS PROBLEMAS E DA POLÍTICA AMBIENTAL NO BRASIL
Os problemas ambientais estão relacionados com a Industrialização e com o aumento da população mundial, como consequência disso, os recursos naturais foram sendo utilizados de forma irracional provocando algumas perdas irreversíveis.
Principais Problemas Ambientais Brasileiros
Poluição atmosférica: provocada principalmente pela queima de combustíveis fósseis por meio de fontes fixas (indústrias) ou móveis (automóveis).
Resíduos sólidos: provocado principalmente pelo lixo não coletado e seus descarte inadequado. Gera contaminação hídrica e atmosférica.
Poluição hídrica: é caracterizado pelo derramamento de efluentes nas águas, pelo avanço da população em zonas costeiras e vazamentos originados da extração de petróleo nos oceanos.
Desflorestamento: envolve questões ambientais e econômicas. A extração de madeira é um fator econômico muito poderoso no mundo, mas o seu uso insustentável gerou impactos como a perda da biodiversidade, aumento da emissão de CO2, degradação do solo e outros fatores.
Com o crescimento desordenado e a urbanização, os problemas ambientais foram se tornando cada vez mais catastróficos. Nesse momento