Política social
POLÍTICA SOCIAL – I
Trabalho executado com o objetivo de estudar e analisar os fatos e ações praticados em cada contexto social, fundamentando sua vertente e seu idealizador. .
Orientador: Professor André Vieira
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
2012
Perspectiva funcionalista
Fundamentado em Durkheim, busca explicar aspectos da sociedade de forma biológica, onde comparado a um organismo vivo cada parte do todo tem sua função. Cada instituição exerce uma função específica e seu mau funcionamento significa desordem, sua interpretação esta relacionada ao estudo do fato social de forma individual estando estreitamente ligada à sua tentativa de proporcionar critérios para distinguir a normalidade da patologia social, ou seja, separar a ciência da prática. O que a ciência pode fazer é discernir e estudar as condições do funcionamento normal do sistema orgânico e do social, identificando patologia e indicando medidas práticas apropriadas para a correção buscando restaurar a saúde. Para Durkheim, os critérios objetivos fogem aos próprios fatos do que é normal e do que é patológico, seja em biologia ou na sociologia, porque o que pode ser normal para um indivíduo pode ser anormal para o outro. Nessa perspectiva, segundo Durkheim o objeto se sobrepõe ao sujeito, (a sociedade interfere no individuo e não o individuo na sociedade) na qual ao analisar o fato social é necessário analisar de uma forma separada dos indivíduos, de forma a retirar todas as “contaminações”, isto é, separar os indivíduos doentes (que desrespeitam as normas impostas pela sociedade) para tratar, de uma forma corretiva, uma analise totalmente objetiva.
Políticas Sociais na visão Funcionalista
Apresenta-se de forma assistencialista, positivista, buscando de uma forma individual ajudar indivíduos nos quais não conseguissem superar seus obstáculos, ou