Política de barack obama
Barack Hussein Obama II é um advogado e político dos Estados Unidos. É o atual presidente do país desde janeiro de 2009, ocupando o lugar de 44º presidente norte-americano e o primeiro afrodescendente a ser eleito. Foi também o único senador negro na legislatura anterior. O candidato democrata derrotou em 2008 seu rival republicano por uma margem de 10 milhões de votos, a maior vitória em mais de 50 anos. A grande vitória de Obama nas eleições foi resultado da rejeição popular à política reacionária seguida pelo governo Bush nos últimos 8 anos. Dezenas de milhões foram às urnas expressar sua oposição à guerra do Iraque e a um governo que abertamente favorecia os ricos e tratava de forma indiferente o sofrimento das massas trabalhadoras, expresso na resposta de Bush ao desastre causado pelo furacão Katrina.
Obama com 20 anos de idade transferiu-se para a Universidade de Columbia, em Nova York, onde graduou-se em Ciências Políticas, com especialização em Relações Internacionais. Barack começou sua carreira na política por volta de 1996 quando foi eleito senador de Illinois. E já em 2007, anunciou a criação de um comitê para o recolhimento de fundos para sua candidatura à presidência. No dia 4 de junho de 2008, depois de vencer as primárias, Barack Obama assumiu-se como candidato democrata para as eleições de 4 de novembro.
O presidente norte-americano já foi comparado com diversos ex-presidentes dos Estados Unidos. Para os republicanos, Obama é taxado como um presidente cheio de planos megalômanos; de retórica mudancista. Foi comparado com Lyndon Johson o qual figura como o maior promotor de políticas de bem-estar social desde Franklin Roosevelt. Obama parece estar seguindo o mesmo roteiro. O presidente já foi premiado com o Nobel da Paz de 2009, que segundo o comitê do Nobel, ele mereceu pelos extraordinários esforços para reforçar o papel da diplomacia internacional e na cooperação entre os povos. O grande problema são as