Campanha de candidatura de barack obama à presidência dos estados unidos 2008
Pretende-se na elaboração deste trabalho evidenciar a importância actual da comunicação digital. Para isso será analisada a campanha eleitoral realizada pelos candidatos à presidência dos EUA em 2008 disputada entre Barack Obama e McCain, onde se fez história devido ao facto de Barack Obama se ter tornado o primeiro presidente negro dos USA.
Após vencer as eleições partidárias contra Hillary Clinton, em 4 de novembro de 2008 os eleitores americanos foram as urnas para escolher deputados, senadores e o próximo presidente da república.
Um dos grandes embates nesta campanha foi precisamente a luta entre a mudança que Obama representava, contra a experiência de McCain. Nesse contexto, a sociedade americana, especialmente o eleitorado democrata, pedia por mudança (Change) motivada pela má fase socioeconómica que ainda hoje predomina.
De acordo com esse cenário, a decisão poderia pender para Obama. Afinal, era marca nova na arena nacional, tendo inspirado milhões de pessoas a entrar no processo político, recorrendo para isso ao potencial do marketing digital.
De forma geral, 2008 perspectiva a eleição do século nos USA face: * Record de eleitores que participaram nas primárias da votação * Aumento do número de novos registos de eleitores. * Crescente número de doações por parte das pequenas empresas * Credibilidade nas convicções e valores das diferentes políticas
Elevados indícios da elevada aderência às urnas face à envolvência demonstrada
Esta campanha deverá ser considerada histórica também pelo facto de os media sociais – como o Facebook, o Youtube, ou o Twitter – estarem a alterar profundamente a forma como comunicamos e agimos no mundo empresarial e, como neste caso, político. A título de exemplo poderá ser referido que pouco minutos antes de o Secretário de Estado Colin Powell anunciar a eleição de Obama, no dia 19 de Outubro de 2008, os resultados já tinham sido postados na Web, o que obrigou rapidamente às cadeias