Eleições Americanas
SALVADOR
2008
1) INTRODUÇÃO
A eleição do primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos já se transformou em marco histórico, não apenas pela demonstração da capacidade de auto-regeneração da sociedade norte-americana, mas também em razão da maior crise econômica mundial, desde 1929.
Nesse sentido, o presente trabalho tem por finalidade analisar os aspectos sócio-econômicos da eleição do primeiro negro a ocupar o mais alto cargo político do mundo, bem assim avaliar possíveis mudanças, se é que elas existirão, e a sua influência na contemporaneidade.
2) A IMPORTÂNCIA DAS ELEIÇÕES AMERICANAS
A vitória do senador Barack Obama nas eleições presidenciais americanas é um fato inédito na história dos Estados Unidos: pela primeira vez, a sociedade americana terá um presidente negro.
O fato de que um jovem político negro, filho de um imigrante africano muçulmano, ser o primeiro presidente negro do país era algo absolutamente impensado anos atrás. É lógico, então, que gere um grande impacto na própria sociedade americana e em todo mundo.
Nesse momento, os Estados Unidos e todo o mundo indagam acerca das mudanças que estão por vir, se é que elas virão. Trata-se de uma mudança real do sistema de poder político da principal potência imperialista mundial? Ou, pelo contrário, é só uma necessária adaptação formal deste sistema para poder enfrentar as graves dificuldades do imperialismo norte-americano no mundo e em seu próprio país?
2.1) Aspectos Históricos
Antes de adentrarmos no mérito das questões acima suscitadas, necessário se faz tecer, em linhas gerais, uma breve explanação acerca das circunstâncias sociais e políticas da própria sociedade norte-americana e do mundo, que tornaram a vitória de Barack Obama uma conquista histórica.
A ascensão de Barack Hussein Obama, um negro filho de queniano, a Presidência da República dos Estados Unidos