Política brasileira
Analise Textual
Aspectos ideológicos – Qual posição esta sendo assumida,
Qual a postura e quais os valores defendidos
Com uma analise macro no editorial do jornal Estado de São Paulo percebemos no escritor um cuidado para já no inicio situar o leitor de espaço e tempo. O assunto é de conhecimento dos paulistanos, o PT acaba de ganhar a eleição a prefeito na cidade de São Paulo e foi com termos expressões populares usadas no texto que o escritor despertou nos eleitores a curiosidade de entender o seu titulo “Não é bem assim”.
A cidade de São Paulo se encontra em um expressivo período de informações políticas, pois estamos diante do termino de eleições a prefeito e vereador 2012 e com isso os veículos se colocam posicionam diante dos partidos e suas matérias demonstram isso.
A postura do jornal Estado de São Paulo apresenta que a vitória paulista do PT não impactou as demais cidades do país e que o apadrinhamento do ex-presidente Lula conquistou poucas prefeituras, colocando em dúvida o poder de Lula e reforçando que ele pode sim ser derrotado como qualquer outro político.
São os números de todo o Brasil que reforçam o cenário das eleições apresentado pelo Estado de São Paulo, a cidade de São Paulo pode sim ser uma das mais importantes e ter trazido muito prestigio ao PT e ao ex-presidente Lula, mas em outras cidades o seu apadrinhamento não surtiu muitos votos em urna.
O jornal Estado de SP apresenta forte posição nas eleições a Prefeito e Vereador 2012, posição esta oposta ao ex-presidente Lula. É por meio de expressões como “o novo PT” que é enfatizado que o velho PT não teria condições de ganhar nada, por estar enroscado com escândalos.
O título do Editorial vem como uma oposição ao que todos acham “com ele ninguém pode” e também como um esclarecimento, porque para o eleitor situado na capital paulista, seja ele a favor ou contra a vitória de Haddad, a voz do ex-presidente Lula falou mais alto nas eleições do país.