Polímeros
Polímeros são materiais orgânicos ou inorgânicos, podem ser naturais ou sintéticos, e possuem um alto peso molecular. Sua composição é baseada em um conjunto de cadeias polimérica onde cada cadeia é uma macromolécula constituída por uma união de moléculas simples ligadas por covalência.
Plástico é a denominação de uma numerosa e profilática família de materiais sintéticos formados por grandes moléculas. Portanto quando se fala em plásticos, a maioria já sabe do que se fala, porém, os polímeros também entram na constituição do nosso corpo, como no DNA, as proteínas, e o amido nos alimentos.
A principal conquista industrial na química orgânica no século XX foi à fabricação em grande escala do polímero sintético. Com eles foram criados materiais fundamentais para o desenvolvimento tecnológico como os plásticos, as fibras sintéticas, e as resinas artificiais.
Os primeiros polímeros sintéticos resultaram da procura de substancias que reproduzissem as propriedades encontradas nos polímeros naturais. Assim, a falta de borracha natural, no período da Segunda Guerra Mundial, motivou a pesquisa para obtenção de borracha Sintética. Na tentativa de substituir a seda, descobriu-se a fibra de nylon. Posteriormente, surgiram vários tipos de polímeros, que permitiram uma modificação muito grande nos costumes do mundo atual.
Os polímeros sintéticos são sintezidados quimicamente, geralmente com produtos derivados do petróleo, e são ‘’injetados’’ com moléculas relativamente pequenas. O tamanho e composição química podem ser manipulados a fim de criar propriedades para quase todas as funções dos fluídos. Frequentemente, polímeros sintéticos são preparados para substituir o etileno. O processo de polimerização obtém- se através de uma reação adicional onde o etileno é substituído no final da cadeia de polímero.
Desenvolvimento
Polímeros de adição
Esse tipo de polímero é formado pela adição de moléculas de um só monômero.
Como o nome diz, são polímeros