Polímeros
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUIMICA
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
ANGEOLINO PONTES D´ÁRAUJO
JÉSSICA KELLY DA SILVA NEGREIROS
KARINA SOARES DO BONFIM
PALOMA BENEDITA DA SILVA
THALITA LUCINDO OLIVEIRA DE LIMA
POLÍMEROS
JOÃO PESSOA
2014
ANGEOLINO PONTES D´ÁRAUJO
JÉSSICA KELLY DA SILVA NEGREIROS
KARINA SOARES DO BONFIM
PALOMA BENEDITA DA SILVA
THALITA LUCINDO OLIVEIRA DE LIMA
POLÍMEROS
JOÃO PESSOA
2014
INTRODUÇÃO
Polímeros são materiais orgânicos ou inorgânicos, naturais ou sintéticos, de alto peso molecular (macromoléculas), cuja estrutura molecular consiste na repetição de pequenas unidades, chamadas meros, que compõem as macromoléculas.
O primeiro contato do homem com materiais resinosas e graxas extraídas ou refinadas se deu na Antiguidade, com os egípcios e romanos que os usaram para carimbar, colar documentos e vedar vasilhames. No caso dos polímeros tudo começou durante a Segunda Guerra Mundial (1939), muitos precisavam de um isolante elétrico, e então surgiu a primeira utilização de polímeros em radares militares.O primeiro polímero sintético foi produzido por Leo Baekeland (1863-1944), em 1912, obtido através da reação entre fenol e formaldeído.Esta reação gerava um produto sólido (resina fenólica), hoje conhecido por baqueiite, termo derivado do nome de seu inventor.
Os polímeros naturais existem desde o surgimento da primeira célula na Terra. As proteínas, o DNA e os polissacarídeos são exemplos de polímeros naturais.No século XIX já se utilizava o látex, um polímero natural obtido da seringueira, para a obtenção da borracha. Mas um grande marco na indústria dos polímeros foi a descoberta, pelo cientista Charles Goodyear, do processo de vulcanização da borracha, em 1839, que ampliou o uso da borracha para a produção de correias, mangueiras e sapatos.
Por volta de 1838 encontram-se registros sobre a