Polímeros
A evolução dos polímeros pode ser exemplificada em três fases:
1° Fase: Polímeros são compostos orgânicos e reações de difícil execução em laboratório. Até o séc. XIX somente era possível utilizar polímeros produzidos naturalmente (celulose, algodão, lã, seda, borracha natural), pois não havia tecnologia disponível para promover reações entre os compostos de carbono.
2º Fase: Pesquisas sobre química orgânica se multiplicam. Em 1883 GOODYEAR descobriu a vulcanização da borracha natural. Por volta de 1860 já havia a modelagem industrial de plásticos naturais reforçados com fibras. Em 1910 começa a funcionar a primeira fabrica de rayon nos Estados Unidos e em 1924 surgem às fibras de acetato de celulose. 3° Fase: REGNAULT polimeriza o cloreto de vinila com auxilio da luz do sol. EINHORN & BISCHOFF descobrem o policarbonato. BAEKELAND sintetiza resinas de fenol-formaldeido. É o primeiro plástico totalmente sintético que surge em escala comercial. O período entre 1920 e 1950 foi decisivo para o surgimento dos polímeros modernos. Durante a década de 1960 surgem os plásticos de engenharia. Na década de 1980 observa-se certo amadurecimento da Tecnologia de Polímeros.
Definição
Os polímeros são compostos por macromoléculas (com grande tamanho e/ou massa molecular) constituídas pelas n repetições de moléculas menores: os monômeros.
Classificação
(A) Dímero – quando há dois monômeros em cadeia (um repetição).
b) Trímero – quando há três monômeros em cadeia (2 repetições).
c) Polímero – quando há n repetições de monômeros na cadeia.
Isopor
Histórico
Trata-se de um material sintético que constitui marca registrada da empresa alemã Basf. Ele é feito de um polímero - conjunto de sucessivas aglomerações de moléculas - do composto químico estireno, expandido em pequenas bolhas ocas de 0,4 a 2,5 milímetros de diâmetro. Essa composição está, inclusive, subentendida no outro nome do produto: espuma de poliestireno (polímero + estireno).
Há, porém,