Polímeros
Polímeros
Prof. Dr. Mara Zeni Andrade
Aluna: Caren Machado Menezes
1. Tendo dois polímeros:
Polímero A – resfriado rapidamente a partir do fundido
Polímero B – resfriado lentamente a partir do fundido
Compare e explique as diferenças de propriedades desses dois materiais: 1- grau de cristalinidade; 2– estabilidade térmica e dimensional; 3- módulo de elasticidade; solubilidade; 4- permeabilidade. Considere que esses materiais apresentam mesma estrutura química, mesmo peso molecular e distribuição de peso molecular, e ambos não apresentam defeitos.
R:
Relação entre os polímeros
Material A
Material B
Cristalinidade
Tende a ser amorfo
Tende a ser cristalino
Estabilidade térmica
Menor
Maior
Estabilidade dimensional
Menor
Maior
Módulo de elasticidade
Menor
Maior
Solubilidade
Maior
Menor
Permeabilidade
Maior
Menor
Em “A” a cristalinidade tende a ter menor grau, ou seja, tende a ser amorfo, pois as cadeias em resfriamento rápido possuem propensão a ficar desordenadas. Já em “B” as cadeias tendem a se organizar e com isso garantem um maior grau de cristalinidade.
Levando em conta o maior grau de cristalinidade em “B”, e que os cristais formados dificultam a deformação do material temos então maior estabilidade térmica e dimensional em “B”.
Em “A”o grau de cristalinidade e a densidade são menores conseqüentemente o módulo elástico também é mais baixo. Materiais cristalinos possuem estruturas mais rígidas e ordenadas. E estruturas ordenadas possuem maior resistência ao ataque químico.
O polímero “B” possui cadeias mais agrupadas que “A”, portanto em “B”a permeabilidade é menor.
2. Apresente um gráfico explicando a dependência da massa molecular de um polímero em função de suas propriedades térmicas.
R:
Cadeias com maior número de embaraços ou entrelaces e com comprimento maior provocam aumento na temperatura de fusão para pesos moleculares relativamente baixos.
A grande densidade