Polícia comunitária Fórum
1 - O que é Polícia Comunitária?
É uma forma de policiamento que está mais próxima à comunidade. É atuante de forma organizacional e filosófica proporcionando uma parceria entre a polícia e a população. Essa parceria resulta em resoluções mais rápidas e eficientes por parte da polícia. Rápida, pois um conflito pode ser remediado rapidamente e sem utilizar o 190, e penetração, pois em alguns casos, os conflitos podem ficar dentro de suas casas, mas com a intimidade da policia a comunidade sente maior coragem de denunciar, ou ainda de falar com um policial. A polícia comunitária atua em conjunto com a comunidade na solução de crimes, drogas, medo, desordens e aumento na qualidade de vida da área.
2 - Na sua opinião e de acordo com o módulo, quais as diferenças entre Polícia Tradicional e a Polícia Comunitária? Cite algumas delas.
O policiamento tradicional preocupa-se em resolver crimes de forma rápida, atuando com o uso da força. Sendo a sua patrulha realizada de acordo com os picos de ocorrência. Esse policiamento se concentra na minoria da população, que são os transgressores da lei. Além disso, só presta contas com o seu superior comandante.
Por outro lado, o policiamento comunitário, resolve os problemas por meio da prevenção e a sua eficiência esta ligada a ausência de crimes e desordens, além da cooperação com a comunidade. As suas prioridades são as questões que afligem a comunidade, assim, essa polícia se concentra na maioria da população, isto é, a população trabalhadora, de bem. Sendo assim, a sua patrulha ocorre de acordo com as necessidades da comunidade. Além disso, o policial se reporta não somente ao seu comandante, mas também a comunidade.
SEGUNDO MÓDULO:
1 - COMO A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE PODE CONTRIBUIR NA IMPLANTAÇÃO DA POLÍCIA COMUNITÁRIA?
Sem a participação da comunidade o trabalho da polícia comunitária fica comprometido.
Com a participação da comunidade, é possível determinar quais os principais