Poluição
CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE
DISCIPLINA: Poluição Ambiental
PROFESSORA: Cyntia Danielle
ALUNA: Antônia Larissa de Oliveira Souza
RESUMO
Após a Revolução Industrial, a poluição do meio ambiente tem se agravado numa escala cada vez maior pelo mundo. Poluir significa sujar, manchar e, segundo a lei 6.928/81 o significado de poluição é:
“... a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população; criem condições adversas às atividades sociais e econômicas; afetem desfavoravelmente a biota; afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente; lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos.”
Essa poluição pode acontecer nos três elementos naturais básicos do planeta: solo, água e ar; qualquer uma dessas formas de poluição prejudica a saúde dos seres vivos pelo contato direto com esses elementos ou de forma indireta. Na Declaração de
Estocolmo (1972) foram criadas as leis de fiscalização às atividades poluentes, onde cada órgão teria sua responsabilidade de diminuir a emissão de gases e outros poluentes que prejudicassem a atmosfera.
Os fatores que levaram à agravação dessa poluição foram: o descaso em relação à proteção ao meio ambiente; a grande busca ao desenvolvimento das cidades seja qual for o custo para isso; o aumento da globalização; entre outros fatores, mas podemos resumir nestes três.
Agora serão abordados os conceitos e exemplos de cada tipo de poluição citado acima para melhor entendimento de cada um destes.
POLUIÇÃO DO SOLO
O solo é a formação natural formada na camada mais superficial da crosta
terrestre e composta por partículas de minerais diversos. É de grande utilidade para várias atividades humanas, como a agricultura, construção civil, disposição de resíduos, extração de minerais, entre várias outras, porém, estas atividades,