Poluição
Introdução:
Através da aplicação da lei de Beer, reagentes orgânicos e extração com solvente.
Determinação de cobre como complexo com dietil-ditiocarbamato
O dietil-ditiocarbamato de sódio reage em meio fracamente ácido ou amoniacal com o íon cobre(II), em solução diluída, para produzir uma suspensão coloidal marrom de dietil-ditiocarbamato de cobre(II).
O complexo pode ser extraído da suspensão com um solvente orgânico (clorofórmio ou tetracloreto de carbono) e o extrato colorido analisado espectrofotometricamente em 440 nm. A seletividade pode ser melhorada com uso de EDTA decompõe rapidamente em solução meio ácido.
Material:
Pipeta de 100ml; funil de separação de 150 ml; pipetas graduadas de 10ml; provetas graduadas de 25ml; banho de areia balão volumétrico de 1 litro; balança analítica; espectrofotômetro para leitura em 440nm.
Amostra e reagentes
100 ml de amostra no funil de separação
1,0 ml de ácido cítrico 20%
0,5ml NH4CL 20%
10 ml solvente orgânico(tetracloreto de carbono)
Agitar, retirar e desprezar a fase orgânica.
2 ml solução Dietil-ditiocarbamato 10g/l na fase aquosa.
25 ml solvente orgânico (tetracloreto de carbono)
Agitar e retirar a fase orgânica para leitura a 44 nm, no espectrofotômetro.
Procedimentos:
-Pipete 100ml de amostra, transfira-os para um funil de separação de 150ml, adicione, na ordem dada, 1,0 ml de ácido cítrico, 0,5 de cloreto de amônio, 10 ml de tetracloreto de carbono e agite durante 10 segundos.
-Deixe separar as fases e despreze a fração com tetracloreto de carbono. ( Porque há a extração na fase orgânica da impureza ferro, ver extração orgânica)
-A fase aquosa adicione 2 ml de dietilditiocarbamato de sódio e 25 ml de tetracloreto de carbono, agitando em seguida por 10 minutos.
- Deixe em repouso e filtre a fase orgânica através de um pequeno papel de filtro seco para o tubo do espectrofotômetro e faça imediatamente a leitura em 440nm.