Poluição e lixo urbano na cidade de montes claros
Desde o advento da Revolução Industrial no final Século XVIII , onde houve um intenso fluxo migratório de pessoas da área rural para a urbana , discute- se a questão do lixo e a melhor maneira para o seu descarte , devido as consequências que este acarreta no meio ambiente (fauna e flora ) e nas sociedades que o circundam .
Na atualidade este problema vem sofrendo vários agravantes devido à moda do consumismo. Cada vez mais se compra sem ter a real utilidade do bem adquirido. Tal postura vem trazendo diversas consequências para o meio ambiente, pois se compramos algo que não necessitamos logo este vai vir ser descartado ,sendo na maioria das vezes ejetado na natureza de modo inapropriado, pois muitas cidades não possuem coleta seletiva de lixo e empresas de reciclagem,
Neste contexto cito a cidade de Montes Claros situada na mesorregião Norte de Minas que possui segundo o censo do 1BGE (2012) , 361.915 mil habitantes, a cidade possui coleta de lixo, contudo não de forma seletiva, à salvo pequenos grupos que trabalham com reciclagem, como fonte de renda. Segundo Magalhães e Magalhães (2008) , a cada dia são coletados em Montes Claros 270 toneladas de lixo (domiciliar,comerciais e públicos) , já os resíduos sépticos 2,23 toneladas por dia, sendo coletado por veículo destinado somente a esta tarefa, ambos são enviados para o aterro controlado da cidade.
A cidade possui aterro sanitário, contudo este não obedece aos critérios da legislação ambiental, sendo muitas vezes motivo de manifestações por parte dos moradores , devido ao malefícios (mau cheiro e animais peçonhentos) que trazem para os moradores da sua proximidade.
A cidade de Belo Horizonte ao contrário de Montes Claros possuí coleta seletiva de lixo, oferecendo deste modo uma melhor qualidade de vida à população,uma vez que os resíduos que na maioria das cidades é excretado na natureza ,são encaminhados a usinas de reciclagem, sendo assim