Poluição por produtos químicos
Produtos Químicos
Disciplina: Ciências do ambiente/Engenharia de produção Universidade Estácio de Sá.
INTRODUÇÃO
IMPACTO AMBIENTAL: é a alteração no meio ou em algum de seus componentes por determinada ação ou atividade. Estas alterações precisam ser quantificadas pois apresentam variações relativas, podendo ser positivas ou negativas, grandes ou pequenas.
A poluição química é gerada pela presença de produtos químicos nocivos ou indesejáveis, os seus efeitos nocivos podem ser de prazos longos, o que levará um certo tempo para que seja sentido.
Os poluentes químicos são divididos em Biodegradáveis, que são produtos químicos que ao fim de um determinado tempo são decompostos pela acção bacteriana. São exemplos de poluentes biodegradáveis o detergente, insecticidas, fertilizantes, petróleo, etc.
Existe também os persistentes, que são produtos químicos que se mantêm por longos tempos no meio ambiente e organismos vivos. Estes poluentes podem causar graves problemas como a contaminação de alimentos, peixes e crustáceos. Alguns exemplos deste poluente são o DDT (Dicloro-Difenil-Tricoroetano), o mercúrio, entre outros.
Contudo, apesar desta breve explicação de poluição química, existem grandes exemplos e de maior gravidade para a saúde da humanidade e para o ambiente no planeta.
Impactos Ambientais
Poluição por óleo
Afundamento do petroleiro Prestige(2002), despejando sua carga de 77 mil toneladas de óleo. A mancha de óleo cobriu mais de 295 quilômetros da costa espanhola, mancha negra atingiu pelo menos 90 praias da costa espanhola.
Mais de 150 quilômetros de costa foram interditados, paralisou uma indústria que empregava indiretamente 28 mil pessoas.
A ONG (SEO/BirdLife) recolheu 400 aves sujas de óleo nas praias da Espanha, 143 puderam ser tratadas pelos ornitologistas. A União Europeia liberou 117 milhões de euros como auxílio para pescadores da região.