Poluição dos recursos Hidricos
O problema da escassez de água tornou-se uma séria ameaça para o planeta nesse terceiro milênio. Durante muito tempo, acreditou-se que a água doce da terra não acabaria nunca. Entretanto, o aumento da população, o desperdício, a poluição e a crescente urbanização sem um planejamento adequado agravaram, com o passar do tempo, o problema da falta de água. Racionamento e disseminação de doenças são apenas algumas consequências do mau uso dos recursos hídricos.
Apesar de a água exercer um papel fundamental na vida do homem, dos animais e vegetais, bem como no desenvolvimento das atividades econômicas, o desperdício ainda é uma constante, uma prova de que o homem trata a água como se fosse um recurso inesgotável. É preciso ficar claro a água pode acabar. Pelo menos, a água limpa. Sem ela, morrerão plantas, animais e o próprio homem, o principal responsável por sua degradação.
Além do uso inadequado, a distribuição desigual dos recursos hídricos sobre a terra, as diferenças de consumo entre países e setores econômicos e a qualidade da água mudando ao longo dos anos tornam o futuro do abastecimento de água para as novas gerações ainda mais preocupantes.
Água No Planeta
Visto pelo lado de fora, o planeta deveria se chamar água.
Com algumas "ilhas" de terra firme, cerca de 2/3 de sua superfície são dominados pelos vastos oceanos.
Os polos e suas vizinhanças estão cobertos pelas águas sólidas das gigantescas geleiras.
A pequena quantidade de água restante divide-se entre a atmosfera, o subsolo, os rios e os lagos.
Estimam-se em cerca de 1,35 milhões de quilômetros cúbicos o volume total de água na Terra.
Sabemos que o planeta terra é formado por muita água. 97,5% da água disponível na terra é salgada e está em oceanos e mares. 2,493% é doce, mas se encontra em geleiras ou regiões subterrâneas(aquíferos), difícil acesso. 0,007% é doce encontrado em rios, lagos e na atmosfera, de fácil acesso