poluição dos recursos hidricos
A água é o bem mais necessário de consumo humano, ou seja, sem água é impossível existir vida. ‘‘Viver é mesmo perigoso’’ mas ‘‘vivendo perto da água agente é mais feliz’’Guimarães Rosa. É impossível vivermos sem que haja água,quando bebemos nos hidratamos e melhora a qualidade de vida,vamos a praias, rios, córregos e lagoas e nos sentimos mais felizes por desfrutar de tamanha beleza. O trabalho a seguir tem como objetivo mostrar o que é poluição hídrica também conhecida como poluição das águas, quais são as principais fontes de poluição hídrica, quais efeitos decorrentes da poluição hídrica, saúde da população e qualidade ambiental.
Palavra-chave: Poluição, água, saúde, qualidade ambiental.
Segundo o dicionário Aurélio poluição significa contaminação ou deterioração do ambiente com substancia química como lixo, fumo, ruído, etc. Ou seja, tudo aquilo que contamina o meio ambiente, que se caracteriza por qualquer contaminação, poluição ou matéria que causa alteração das águas. Principais fontes de poluição hídrica
As principais fontes de poluição hídrica são os esgotos domésticos, comerciais, efluentes industriais, lixos residenciais, água contaminada por agrotóxico que vem de algumas plantações que retorna aos rios, córregos, por meio de escoamento, elementos tóxicos vazamentos de óleo, além de diversos resíduos que são lançados nas águas.
Os esgotos domésticos são por matéria orgânica biodegradável, bactérias, vírus, óleos e graxas, detergentes e metais.
(Benetti e Bidone, 1995). Assim como afirma Benetti o esgoto doméstico, e composto basicamente de fezes humanas e restos de comidas, é rico em nitrogênio, que prejudica nossas águas.
Nos lixos comerciais podemos encontrar solventes orgânicos: provenientes de tintas a óleo, inseticidas e pesticidas, e até mesmo removedores de esmalte para unhas, metais de baterias de automóveis, estas são