Poluição do ar
. Eutrofização
. Petróleo
. Mercúrio
. Térmica
Eutrofização
Quando são lançados esgotos domésticos na água ou quando detergentes, fertilizantes ou adubos chegam a ela, o excesso de minerais provoca a proliferação excessiva de algas. A morte das algas acarreta um acúmulo de substâncias orgânicas na água, o que favorece a multiplicação das bactérias decompositoras, aumentando o consumo do oxigênio para a decomposição. Começa, então, a faltar oxigênio na água , e os peixes e outros organismos aeróbios morrem. Com a falta de oxigênio, a decomposição da matéria orgânica, antes aeróbica, passa a ser anaeróbica ,o que leva á produção de gases tóxicos, como o gás sulfídrico.
Petróleo
Em todas as fases de exploração, refino, transporte e distribuição do petróleo podem acontecer vazamentos e danos ao ecossistema aquático. Quando os tanques de navios petroleiros são lavados no mar, essa região fica poluída. Quando o petroleiro está vazio, é costume encher seus tanques com água para equilibrá-lo, depois, a água suja de petróleo é jogada no mar, poluindo-o.
Mercúrio O mercúrio é um elemento altamente venenoso para o organismo humano. Devido ao seu uso crescente nos últimos séculos, a concentração de mercúrio no ar, água e solo tem aumentado continuamente, atingindo níveis críticos em muitas situações, causando nosso envenenamento. O acúmulo de mercúrio em nosso corpo leva a uma série de doenças graves, como o autismo e doenças relacionadas ao cérebro e sistema neurológico, como doenças de Alzheimer e Parkinson.
É usual colocarmos mercúrio dentro de nosso corpo, de forma proposital, na forma de obturações de amálgama [que vazam mercúrio lentamente em seu organismo] e através das inúmeras vacinas que são dadas às nossas crianças, de forma quase compulsória. Mas nossa ingestão de mercúrio é