Poluição das águas
Significa alteração de suas características naturais, que podem ou não trazer mal. Uma água poluída nem sempre pode estar contaminada. Já contaminação é um tipo de poluição de alteração da água que faz mal ao homem ou á natureza. Então, contaminação é um tipo de poluição, mas não significa a mesma coisa.
Água é geralmente considerada poluída quando está impregnada de contaminantes antropogenicos, não podendo, assim, ser utilizada para nenhum fim de consumo estritamente humano, como água potável ou para banho, ou então quando sofre uma radical perda de capacidade de sustento de comunidades bióticas (capacidade de abrigar peixes, por exemplo). Fenômenos naturais, como erupções vulcânicas, algas marinhas, tempestades e terremotos são causa de uma alteração da qualidade da água disponível e em sua condição no ecossistema.
Há três formas principais de contaminação de um corpo ou curso de água, a forma química, a física e a biológica:
A forma química altera a composição da água e com esta reagem;
A forma física, ao contrário da química,não reage com a água, porém afeta negativamente a vida daquele ecossistema;
A forma biológica consiste na introdução de organismos ou microorganismos estranhos aquele ecossistema, ou então no aumento danoso de determinado organismo ou microorganismo já existente.
Além das formas, temos duas categorias de como pode se da à poluição:
a) Poluição localizada, onde a fonte de poluição origina-se de um ponto específico, como por exemplo, uma vala ou um cano. Exemplos de tal forma é o despejo de impurezas, por parte de uma estação de tratamentos residuais,por parte de uma empresa ou então por meio de um bueiro.
Poluição não localizada é uma forma de contaminação difusa que não possui origem numa única fonte. É geralmente o resultado de acumulação do agente poluidor em uma área ampla, A água da chuva recolhida de áreas industriais e urbanas, estradas bem como sua conseqüente utilização é geralmente