Poluição das águas
Neste trabalho no âmbito da disciplina de Geografia, iremos abordar o tema Poluição das Águas.
Este fenómeno é um problema que afeta cada vez mais a atmosfera, e que poucas pessoas contribuem, pois há mais pessoas a poluir do que arranjar soluções. Iremos ao longo deste trabalho, iremos abordar melhor o tema poluição das águas, identificando as áreas mais afetadas, as causas e consequências do mesmo.
Poluição das Águas
A água limpa e fresca é essencial para todas as formas de vida. Poluição pode ser definida como a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar das populações, que causem dano à fauna e à flora, que afetem as atividades sociais e económicas. Para isso, poluição das Águas é um tipo de poluição causado pelo lançamento de esgoto residencial ou industrial não tratado em cursos de água (rios, lagos ou mares) ou ainda pela contaminação por fertilizantes agrícolas. Este fenómeno acontece pois, ao aumento da população, ao desenvolvimento urbanístico e à expansão industrial. Os mares, rios e lagos têm vindo a ser utilizados como um gigantesco caixote do lixo, acreditando-se que grandes massas de água diluem e dispersam a uma velocidade suficiente para evitar qualquer poluição. A poluição da água pode ter várias origens, tais como biológica, térmica, sedimentar e química.
Áreas mais afetadas pelo Fenómeno
Os mares, rios e lagos têm vindo a ser utilizados como um gigantesco caixote do lixo. As principais fontes de poluição dos rios, lagos, ribeiros e toalhas de água, águas superficiais e subterrâneas, são as águas residuais resultantes da indústria, da agricultura e das atividades domésticas. As águas residuais estão carregadas de sais minerais, substâncias não biodegradáveis, fertilizantes, pesticidas, detergentes e micróbios.