Poluição das águas
O que é água
A água é uma substância imprescindível à vida, fazendo parte de todos os seres vivos. Ela faz igualmente parte do meio abiótico coexistindo na fase sólida, líquida ou gasosa, podendo passar facilmente de uma fase para a outra por variação de temperatura.
Poluição da água
A água encontra-se poluída quando as sua características físicas, químicas ou biológicas se encontram alteradas. A poluição hídrica é um resultado do aumento da população e do desenvolvimento das atividades econômicas.
• Os seus efeitos são sentidos na saúde humana, na economia (indústria e turismo) e no ambiente (degradação da paisagem e perturbação dos ecossistemas).
A água pode estar poluída no ponto de vista
• Física: caso se encontre aquecida em virtude de ter sido utilizada no arrefecimento na maquinária industrial.
• Química: se contem substâncias químicas provenientes das indústrias, da agricultura e dos aglomerados populacionais.
• Biológico: se possui bactérias e outros microrganismos.
Efluentes domésticos:Os efluentes domésticos, são responsáveis por elevadas cargas poluentes nos cursos de água, podendo afetar também a qualidade das águas subterrâneas. Estas descargas são uma ameaça para o ecossistema e para a saúde da população.
Efluentes industriais:As águas residuais industriais estão contaminadas com os mais diversos produtos Químicos . Alguns poluentes industriais,além do efeito tóxico imediato, ainda podem afetar toda a cadeia alimentar. A indústria é a maior responsável pela poluição hídrica.
Lixiviação de resíduos: As águas das chuvas, ao circular por entre os resíduos de lixeiras sem as condições adequadas, originam efluentes altamente contaminadas e poluem as águas superficiais e subterrâneas.
Agricultura: O fósforo, a amônia e o potássio são os fertilizantes mais utilizados pela agricultura e quando utilizados em excesso costumam infiltrar-se no solo, seguindo para o lençol freático, infiltrando até as águas subterrâneas