Poluição das Águas e sustentabilidade
Introdução 3
Desenvolvimento 4
Conclusão 5
Bibliografia 6
Introdução
A preocupação ambiental vem aumentando nos últimos anos principalmente pela possibilidade de esgotamento de recursos naturais, já que consumimos muito mais do que a capacidade que a natureza tem de se regenerar. Surgindo então, a necessidade de buscar meios sustentáveis, que são formas de conciliar o crescimento econômico com o meio ambiente. Além disso, existe a preocupação com o destino do volume de lixo gerado. Um dos maiores problemas ecológicos existentes é a poluição das águas, uma vez que dependemos desta para nossa sobrevivência. Também devemos dar devida importância às águas oceânicas, onde há algas que produzem grande parte do oxigênio do mundo.
Desenvolvimento
O Consumo Sustentável significa saber utilizar os recursos naturais para satisfazer as nossas necessidades, sem comprometer as das gerações futuras. Devemos utilizar esse tipo de consumo principalmente quando se trata de água, já que nos resta somente 1% de água doce disponível. Evitar o desperdício de água já é uma forma de diminuir a poluição.
Hoje em dia, temos a informação de que o pulmão do mundo não é a Amazônia e sim os oceanos, pois as florestas vivem em estado de clímax, ou seja, consomem o que produzem e o oxigênio produzido pelas algas passa para o ar. Os mares têm recebido uma grande quantidade de lixo que, além de atrapalhar a produção de oxigênio feita pelas algas, estão causando mortes de animais marinhos, principalmente da tartaruga que ingere por engano as sacolas plásticas e morrem sufocadas. A despoluição dos mares e rios, além de ser complicadas, exigem muita verba e tempo. Por isso, infelizmente, o Governo evita financiar esse tipo de projeto.
Os fatores que contribuem para tal poluição é principalmente o lixo e o esgoto domestico. Devido construções irregulares sem saneamento básico e sem coleta de lixo, os detritos eram lançados nos rios e mares agravando ainda mais a poluição.